Pesquisar

domingo, 1 de agosto de 2010

[GÊNERO] Emo ou Colorido?

O grande impasse dos dias de hoje, a questão dos gêneros, você sabe realmente o que é um emo, e o que é um colorido?

Vamos começar com os emos, Movimento Emo (abreviação do inglês emotional) é um gênero de música derivado do Hardcore. O termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Washington, DC que compunham num lirismo mais emotivo que o habitual.
Existem várias versões que tentam explicar a origem do termo do movimento “emo”, como a que um fã teria gritado “You´re emo!” (Você é emo!) para uma banda (os mitos variam bastante quanto a banda em questão, sendo provavelmente o Embrace ou o Rites of Spring).
No entanto, a versão mais aceita como real é a de que o nome foi criado por publicações alternativas como o fanzine Maximum RocknRoll e a revista de skate Thrasher para descrever a nova geração de bandas de “hardcore emocional” que aparecia no meio dos anos 80, encabeçada por bandas da gravadora Dischord deWashington DC, como as já citadas Embrace e Rites of Spring, além de Gray Matter, Dag Nasty e Fire Party.


                                           Imagem da banda de emotional hardcore, Embrace.






Coloridos, As novas bandas como Cine, Restart, Replace e Izi, estão deixando de lado as cores preto e branco e fazendo seu estilo mais colorido.


A mistura de guitarras e efeitos  eletrônicos chamou a atenção, e essas bandas fazem muito sucesso, inspiradas nas bandas gringas como Blink 182, Green Day e Paramore. Muitos fãs já estão migrando para este estilo deixando de lado a tristeza e solidão por ares mais alegres e divertidos. Óculos gigantes, calças coloridas, chapéus extravagantes tudo leva a crer que inicia-se uma nova moda por aí.


Imagem da banda de Happy Rock, Restart.






Seria contraditório o termo HAPPY ROCK? Pois desde quando o Rock n' Roll é feliz? O Rock n' Roll Old School, sempre pregou a rebeldia, fez apologia a revolução, e tudo mais, mas associar o Rock a feliz, é meio controverso.


O surgimento do termo, segundo o guitarrista da banda Restart.
A Restart tem até uma música, Happy rock sunday, cujos versos – “E então tá tudo pronto pro amor, a paz e a curtição/ Eu vou dançar ouvindo o som do teu coração” – explicitam o descompromisso da banda. “Com a certeza de que iriam nos chamar de alguma coisa, resolvemos, já no começo da Restart, chamar o estilo de happy rock. A gente não tem regras. Como eu escrevo a maioria das letras, gosto de falar sobre o que estou passando e, assim, rola uma identidade com o público”, afirma o guitarrista Pe Lu.




Bom, minhas opiniões à parte, mas penso que é um ideal em comum, a música passar algum tipo de mensagem tanto para quem canta, quanto para quem à ouve.. Mas não é isso o que se vê nos dias de hoje, são apenas adolescentes,ou adultos subdesenvolvidos com voz de Justin Bieber, cantando por fama, dinheiro e status.
Bom, a vida é deles certo? A sociedade está pouco se lixando pro tipo de alienação que seus filhos, e ou amigos estão sendo expostos, quanto à isso, tudo bem. Mas, agora chamar de emo, estas bandas atuais, que não fazem jus ao que cantam, que nem se quer pensam para compor letras, isso sim é sacanagem! 


Como eu mesmo expliquei acima, os emos são subproduto do som punk, pós hardcore, e não crianças sem pênis bandas que cantam sem convicção nenhuma em suas composições, ou mesmo que cantam em prol de status. Logo podemos concluir que chamar qualquer indivíduo que se vista de forma diferente, que tenha um cabelo chamativo e exótico, de emo nada mais é que um estereótipo de preconceito da sociedade ignorante, que generaliza todo e qualquer gênero, simplesmente por não conhecê-los.



http://www.youtube.com/watch?v=3yW4O3lwFAw


Bom, estas são as diferenças básicas entre os emos(emotional hardcore) e os coloridos(happy rock), agora tirem suas próprias conclusões.







Nenhum comentário:

Postar um comentário